Imagine-se uma roda dentada, fixa, com 30 dentes. Uma outra roda mais pequena, apenas com 10 dentes, roda à volta da primeira. Quantas voltas dá a roda mais pequena em torno de si própria, depois de dar uma volta completa em torno da roda fixa?
Apenas quero fazer um pequeno reparo em relação ao enunciado do problema. Diz o enunciado que "Uma outra roda mais pequena, apenas com 10 dentes, roda à volta da primeira". O facto da roda mais pequena girar em volta da maior, inviabiliza a solução apresentada. A resposta estaria correcta se a roda mais pequena também estivesse fixa, girando apenas em torno do seu eixo. Obrigado, Dani, pela sua resposta.
O meu último comentário à resposta de Dani pretendia deixar a ideia de que não poderia ser aceite como certa. No entanto, fica o compromisso de que, no meu próximo artigo irei sugerir uma resposta a "Rodas dentadas". Obrigado Jamille pela participação.
5 comentários:
30\10=3 ou seja enquanto a roda de 10 dentes der tres voltas completas a roda de 30 dentes dá apenas uma volta completa!
Apenas quero fazer um pequeno reparo em relação ao enunciado do problema. Diz o enunciado que "Uma outra roda mais pequena, apenas com 10 dentes, roda à volta da primeira". O facto da roda mais pequena girar em volta da maior, inviabiliza a solução apresentada.
A resposta estaria correcta se a roda mais pequena também estivesse fixa, girando apenas em torno do seu eixo.
Obrigado, Dani, pela sua resposta.
então está correta ou não a resposta?
e se não está qual seria a certa?
O meu último comentário à resposta de Dani pretendia deixar a ideia de que não poderia ser aceite como certa.
No entanto, fica o compromisso de que, no meu próximo artigo irei sugerir uma resposta a "Rodas dentadas".
Obrigado Jamille pela participação.
A resposta do Dani está correcta. A roda mais pequena dá três voltas completas.
Enviar um comentário